sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bom dia
o findi está aí, e pelo visto com AQUELE SOL.....
Aproveitem""""!!!!!
segue uma dica para acrescentar mais informações a respeito deste assunto ...
Cadastre-se
Sobre o Cancêr
Tudo sobre o câncer
Entendendo o Câncer
Câncer tem cura?
O que é Oncologia?
Mitos e Verdades
Tipos de Câncer
O Diagnóstico
Qualidade de Vida e câncer
Câncer Genético
Os tratamentos
Preparando-se para o Tratamento
Tratamentos do Câncer
Efeitos Colaterais
Conversando com meu médico
Quando ligar para o médico
Cuidados Paliativos
Recursos & Suporte
A importância dos Recursos e Suportes
Nutrição
Odontologia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Enfermagem
Psico-Oncologia
Terapia Ocupacional
Medicina Integrativa
Reprodução
Sexualidade
Colostomias
Perucas e Próteses
Direitos do Paciente com Câncer
Você conhece os seus direitos?
Documentação
Aquisição de automóveis
IPI e IOF
ICMS
IPVA
Imposto de Renda
Acesso aos Medicamentos
Aposentadoria por Invalidez
Auxilio Doença
Previdência Privada
Renda Mensal Vitalícia ou Amparo Social L.O.A.S.
Fundo de Garantia FGTS
Pis / Pasep
Quitação de Casa Própria
SUS
Tratamento fora de Domicilio
Legislação
Artigos sobre Direitos
Espaço do Paciente
Espaço do Paciente
Fale Conosco
Deixe seu Depoimento
Entrevista aprender com você
De Paciente para Paciente
Cuidando das Emoções
Espaço do Familiar
Fale Conosco
Deixe seu Depoimento
Espaço do Familiar
Dicas e Orientações para Familiares
De familiar para familiar
Prevenção do Câncer
Prevenção do Câncer
Campanhas:Programe-se
Oncoguia TV
Cursos Online
Oncoguia na Rádio
Oncoguia TV
Oncoguia Cultural
Filmes: Gerais
Livros: Gerais
Livros: Câncer
Filmes: Câncer
Sites Úteis
Sites Úteis
BLOG
Parceiros & Apoio
Anunciantes
Apoio
Parceiros
RSS

Sem amor e sem saúde
Pessoas casadas tendem a ser mais saudáveis que solteiros. O que acontece, porém, quando um casamento acaba?Uma nova pesquisa mostra que, quando casados ficam solteiros, por divórcio ou morte do cônjuge, eles passam por uma piora na saúde física, da qual nunca se recuperam, mesmo se casarem novamente.Em termos de saúde, não é melhor ter casado e se separado do que nunca ter se casado. Pessoas de meia-idade que nunca se casaram têm menos problemas de saúde crônicos do que divorciados ou viúvos.
Essas descobertas, feitas a partir de um estudo americano com 8.652 homens e mulheres na casa dos 50 e início dos 60 anos, sugerem que o estresse físico da perda do cônjuge continua muito tempo depois que as feridas emocionais se curam.Isso não significa que as pessoas devam permanecer casadas a todo custo, mas mostra que o histórico conjugal é um importante indicador de saúde e que os recém-solteiros devem tomar cuidados especiais com o estresse e os exercícios físicos.
"Quando seu cônjuge está ficando doente ou perto de morrer ou seu casamento está piorando e perto de acabar, seu nível de estresse sobe bastante", diz Linda Waite, professora de sociologia da Universidade de Chicago e autora do estudo publicado na edição de setembro do "Journal of Health and Social Behavior". "Você não dorme bem, não consegue se exercitar, sua alimentação piora."
Os benefícios à saúde promovidos pelo casamento, documentados por várias pesquisas, parecem surgir de vários fatores. Pessoas casadas tendem a estar numa situação financeira melhor e podem desfrutar dos benefícios de saúde do empregador do cônjuge. As mulheres, em particular, atuam como guardiãs da saúde do marido, agendando consultas e notando mudanças que podem sinalizar um problema de saúde.No estudo, entre as pessoas estudadas, mais da metade ainda estava casada com o primeiro cônjuge.

Cerca de 40% tinham se divorciado ou enviuvado -sendo que metade desse grupo tinha se casado novamente. E 4% jamais se casaram.No geral, homens e mulheres que passaram por um divórcio ou pela morte de um cônjuge apresentaram 20% mais problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, em comparação aos que sempre estiveram casados.
Apesar de novos casamentos terem melhorado a saúde, a maioria dos casados que viraram solteiros nunca se recuperou completamente das pioras ligadas à perda do cônjuge.O estudo não prova que a perda de um casamento causa problemas de saúde, mas confirma que ambos estão associados. Pode ser que as pessoas que não se exercitam, se alimentam mal e não conseguem administrar o estresse também são aquelas com maior tendência ao divórcio. Ainda assim, pesquisadores notam, pelo fato de esses efeitos serem observados tanto em divorciados quanto em viúvos, que os dados sugerem uma relação causal.Conflitos conjugais
Cientistas da Universidade de Ohio estudaram a relação entre conflitos conjugais e respostas imunológicas. Os pesquisadores recrutaram homens e mulheres casados, que foram submetidos a um aparelho de sucção que deixava oito pequenas bolhas no braço. Os casais então participaram de vários tipos de discussão (algumas positivas e outras focadas num assunto conflituoso).Após um conflito conjugal, as feridas levaram um dia a mais para se curar. Entre os casais com altos níveis de hostilidade, a cura da ferida levou dois dias a mais. "Se você não pode consertar um casamento, é melhor sair dele", diz a autora do estudo, Janice Kiecolt-Glaser.

Fonte: Folha de São Paulo
Data: 13-08-09
abraços
Equipe Corpus

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Oi Amigos

Conquista

Se o sucesso não tivesse um custo, todo mundo seria um sucesso. Se as conquistas não tivessem um custo, todos seríamos conquistadores. Se a felicidade não exigisse dedicação, ela perderia o sentido. Temos a tendência de pensar em grandes conquistas levando em conta apenas o resultado final. Mas geralmente isso é só uma gota. A conquista mesmo está no fazer, no esforço, na dedicação, no custo exigido. Ter uma vida de sucessos não significa acumular troféus e prémios, mas sim estar disposto a comprometer-se com o custo que esse sucesso exige.Ser um sucesso exige esforço, dedicação, disciplina, foco, paixão, e muitas outras qualidades que não podem ser guardadas num armazém - mas que devem ser exercitadas em todos os momentos. No preço que você paga está o valor que você procura.Autor Desconhecido
abraços
Equipe Corpus

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bom dia AMIGOS do Corpus

Hoje queremos lhes passar uma DICA bem interessante da nossa Podóloga Juliana Machado...
Refere-se aos cuidados com os pés:
A saúde dos pés depende de cuidados diários,preste atenção à higiene, não se descuide das meias e dos sapatos e mantenha as unhas curtas e aparadas sempre com corte reto para prevenir unhas encravadas.
Procure usar calçados confortáveis e evite calçar o mesmo par dois dias seguidos, isso ajuda a prevenir as micoses.
No caso de dúvidas procure sempre um profissional Podólogo.

Agende uma avaliação gratuita conosco.
abraços
Boa semana.
Equipe Corpus

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oi Amigos do Corpus
Estamos sempre lhes passando informações para lhe ajudar a respeito de assuntos relacionados à sua saúde, aproveitem e curtam...

Risco de câncer cai à metade com 30 minutos de exercícios ao dia, diz estudo27/7/2009
Correr, nadar, pedalar ou jogar bola por pelo menos 30 minutos ao dia não só previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como reduz à metade o risco de câncer, segundo um estudo publicado hoje pelo "British Journal of Sports Medicine".
A pesquisa indica que, quando uma pessoa pratica esportes de média ou alta intensidade, o consumo de oxigênio aumenta e ajuda o corpo a combater diversos tipos de doença, entre elas o câncer.
Para chegar a essa conclusão, uma equipe de pesquisadores das universidades finlandesas de Kuopio e Oulu acompanhou por quase 17 anos os hábitos de vida de mais de 2,5 mil homens adeptos de práticas esportivas e que tinham de 42 a 61 anos de idade.
Do total dos participantes do estudo, 181 morreram em decorrência de algum tipo de câncer. Os mais frequentes foram de pulmão, próstata, cérebro, na região gastrointestinal e nos nodos linfáticos.
Ao longo da pesquisa, os cientistas estudaram os hábitos esportivos dos voluntários para determinar, em unidades metabólicas (MET), qual a quantidade de oxigênio consumida durante a prática de exercícios segundo a intensidade do mesmo.
Ficou constatado, por exemplo, que a quantidade de oxigênio consumida numa caminhada normal, numa caminhada acelerada e durante o nado é de 4,2 MET, 10,1 MET e 5,4 MET, respectivamente.
Em média, a quantidade de oxigênio consumida por todos os voluntários em seus exercícios era de 4,5 MET. Por dia, eles dedicavam 66 minutos a atividades físicas.
No entanto, 27% deles sequer dedicavam meia hora de seu dia à prática de esportes.
Com esses dados na mão, os pesquisadores concluíram que um aumento de 1,2 MET na quantidade de oxigênio consumida durante exercícios reduz os riscos de câncer, especialmente de pulmão e na região gastrointestinal.
Durante o trabalho, os cientistas avaliaram outros fatores exógenos, como a idade, o consumo de álcool e tabaco, a alimentação e o índice de massa corpórea de cada um.
Fonte: Portal Terra
um ótimo final de semana
abraços
Equipe Corpus

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Boa tarde Amigos do Centro Físico Corpus
curta mais esta dica....

Vegetarianos têm menor risco de sofrer de câncer, diz estudo2/7/2009
Nos casos de câncer no sangue, como leucemia, o risco da doença é 45% menor em quem não come carne
Componentes.montarControleTexto("ctrl_texto")
LONDRES - Os riscos de os vegetarianos desenvolverem câncer é 12% menor em relação ao dos consumidores de carne, e a diferença se torna mais marcante nos casos de câncer no sangue, disseram pesquisadores britânicos nesta quarta-feira, 1º.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado ligação entre o consumo de grande quantidade de carne vermelha ou processada com uma taxa mais elevada de câncer no estômago. O novo estudo, envolvendo mais de 60.000 pessoas, realmente confirmou haver menor risco de câncer de estômago e de bexiga entre os vegetarianos.

Mas a mais notável e surpreendente diferença foi nos casos de câncer no sangue - tais como leucemia ou múltiplo mieloma e linfoma não-Hodgkin - em que o risco da doença é 45% menor em vegetarianos do que entre os consumidores de carne.

"É necessário realizar mais pesquisas para confirmar estes resultados e encontrar as causas para as diferenças", disse Tim Key, autor do estudo do Centro de Pesquisa da unidade de epidemiologia da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Key e colegas, que publicaram seus achados no British Journal of Cancer, acompanharam 61.000 consumidores de carne e vegetarianos por mais de 12 anos, período em que 3.350 participantes receberam o diagnóstico de câncer.

O estudo investigava 20 diferentes tipos de câncer. Foi constatado que as diferenças de risco independem de outros fatores, tais como fumo, consumo de álcool e obesidade, os quais podem aumentar os riscos de uma pessoa desenvolver câncer.

Fonte: Agência Reuters
abraços
Equipe Corpus

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Será que é isso mesmo???NADA COMO ÁGUA E SABÃO!NADA MESMO!
Câncer de mama - Nada como água e sabão!... Achei que era muito importante partilhar esta notícia com vocês.
Aos homens para quem vou enviar esta mensagem, passem a informação às vossas mulheres, mães e todas aquelas mulheres que conhecem. Saúde para todos. ESTA MENSAGEM ESTÁ A SER DIVULGADA POR UMA BIOQUÍMICA URUGUAIA, IDENTIFICADA ABAIXO. Há um tempo atrás, fui a um seminário, sobre Cancer de Mama, conduzido por Terry Birk, com o apoio de Dan Sullivan. Durante os debates, perguntei porque razão a zona mais comum para desenvolver tumores cancerígenos no peito é perto da axila. A minha pergunta não pode ser respondida na hora. Esta informação foi-me enviada recentemente, e alegro-me por a minha pergunta ter sido respondida. Informei uma amiga que está a fazer quimioterapia e ela comentou que já tinha esta informação, obtida num grupo de apoio que está a frequentar. Agora quero compartilhar a informação com vocês. A principal causa de Cancer de Mama é o uso de anti-transpirantes! Sim, ANTITRANSPIRANTES. A maioria dos produtos no mercado são uma combinação de anti-transpirantes/desodorizantes. Vejam bem os rótulos!! DESODORIZANTE está bem, ANTI-TRANSPIRANTE, não. A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCER.. Eis aqui a razão: O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas. As toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas. Estas toxinas não desaparecem por artes magicas. Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver Cancro da Mama por causa dos anti-transpirantes. A diferença está no facto de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados directamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axiais. As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após raparem ou Depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo. Por favor, passem esta mensagem a todas as pessoas. O Cancro da Mama está a tornar-se tremendamente comum, e este aviso pode salvar algumas vidas. Se de alguma forma duvidam desta informação, podem fazer as vossas próprias investigações. Provavelmente vão chegar à mesma conclusão. FAVOR DIVULGAR A TODAS AS MULHERES, POR TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Boa tarde Amigos do Corpus
a dica desta semana é na verdade uma ajuda para evitarmos essa GRIPE A
Abraços

Utilidade pública:
a gripe A em perguntas e respostas

Informações retiradas do site "Rio Grande do Sul contra a gripe A", do Governo do Estado, objetivando levar maiores esclarecimentos . O que é influenza? Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no Brasil. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É, também, frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, como resfriados comuns, por exemplo. Qual o agente causador da influenza humana? São conhecidos três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Esses vírus são altamente transmissíveis e podem sofrer mutações (transformações em sua estrutura genética).
O que é influenza A(H1N1)? A influenza A(H1N1), antes conhecida como influenza (gripe) suína, é uma gripe causada por um novo tipo de vírus, identificado laboratorialmente no estado da Califórnia, Estados Unidos, em 2009. Outros países, como México, Canadá, Espanha, Reino Unido, estão notificando a ocorrência de casos dessa nova doença. Os testes de laboratório indicam que esse vírus é o resultado da combinação de vírus da influenza de origem humana, suína e aviária. Quais os sintomas de um caso suspeito de influenza A(H1N1)? Febre alta de maneira repentina (maior que 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória; E • ter apresentado esses sintomas até dez dias após sair de países que reportaram casos pela influenza A(H1N1); OU • ter tido contato próximo nos últimos dez dias com pessoa classificada como caso suspeito de infecção humana pelo novo subtipo de influenza. Observação: Contato próximo: indivíduo que cuida, convive ou teve contato direto com secreções respiratórias ou fluidos corporais de um caso confirmado. Como é transmitida a influenza A(H1N1) humana? Este novo vírus da influenza A(H1N1) é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas podem iniciar no período de três a sete dias após contato com o vírus, e a transmissão ocorre principalmente em locais fechados, começando dois dias antes e até cinco dias depois do início dos sintomas. Há uma vacina que possa proteger a população humana contra essa doença? Não, no momento atual não existe vacina contra esse novo vírus de influenza A(H1N1), mas estão sendo desenvolvidas pesquisas para o seu desenvolvimento. Há tratamento para a influenza A(H1N1) no Brasil?Sim. Há um medicamento antiviral indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é usado, se necessário, após avaliação médica. O RS dispõe de um estoque estratégico para os casos indicados segundo um protocolo definido pelo Ministério da Saúde. O antiviral só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. A SES/RS alerta a população para não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica. A automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e até causar resistência ao vírus. É seguro comer carne de porco e produtos derivados? Sim. A Organização Mundial de Saúde Animal e o Ministério da Agricultura não relataram casos de transmissão da influenza A(H1N1) para pessoas por meio da ingestão de carne de porco. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína. O que a população pode fazer para evitar a influenza? Alguns dos exemplos de cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são: - higiene das mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz); - evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; - usar lenço de papel descartável; - proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis; - orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco cinco dias após o início dos sintomas); - evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados); - é importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias; - restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação; - hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Para quais casos é recomendado o uso de máscaras de proteção? Os equipamentos de proteção individual, como máscaras, devem ser utilizados pelas pessoas que preenchem a definição de caso suspeito e pelos profissionais envolvidos no seu atendimento, e na inspeção dos meios de transporte nos quais eles se encontravam como, por exemplo, aeronave. No nível de alerta internacional de número 5, a OMS não recomenda o uso de máscaras por pessoas saudáveis. Quais recomendações para os viajantes internacionais?a)Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas: • Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência nas áreas afetadas. Substituir sempre que necessário; • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável; • Evitar locais com aglomeração de pessoas; • Evitar o contato direto com pessoas doentes; • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; • Evitar tocar olhos, nariz ou boca; • Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar; • Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países; • Não usar medicamentos sem orientação médica. Atenção! Todos os viajantes devem ficar atentos também às medidas preventivas recomendadas pelas autoridades nacionais das áreas afetadas. b)Aos viajantes que estão voltando de áreas afetadas: Viajantes procedentes das áreas afetadas pela influenza A(H1N1) que apresentarem, até dez dias após sair dessas áreas, febre alta de maneira repentina (> 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade para respirar devem: Durante o vôo: • Comunicar à tripulação para que o comandante da aeronave informe as autoridades de saúde em solo. Nesses casos, o passageiro com sintoma será recebido, no aeroporto de desembarque, por funcionários da ANVISA e pelo serviço médico do aeroporto; • Caso seja necessário, o passageiro será encaminhado para um hospital, onde será coletada amostra para diagnóstico. Início dos sintomas em dias posteriores ao desembarque: • Não utilizar medicação por conta própria; • Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima; • Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem; • Após avaliação, se houver necessidade, o Estado do Rio Grande do Sul conta com uma rede hospitalar para o atendimento dos casos suspeitos. O que seria uma pandemia de influenza? Pandemia significa uma epidemia em grandes proporções, envolvendo diversos países e continentes de forma simultânea, acometendo um grande número de pessoas. No último século, ocorreram três grandes pandemias (1918 - Gripe Espanhola; 1957 - Gripe Asiática; e 1968 - Gripe Hong Kong), que causaram um grande impacto na morbidade e mortalidade da população, principalmente crianças e adultos jovens, além de graves danos socioeconômicos. Fonte: www.rscontragripe.rs.gov.br

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Boa tarde amigos da Corpus

Esta semana foi bem trabahosa, mas estamos satisfeitos....temos mais uma vez a colaboração do educador físico FERNANDO e aumentamos o horário de atendimento, agora de 2ª a 6ª estaremos atendente das 8 até ao meio dia.
um ótimo final de semana
abraços
Ana Inês
CORPUS

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Boa tarde amigos do Centro Físico CORPUS
Hoje estamos lhes passando algumas informações que acreditamos serem importantes a todos.
aproveitem e repassem.

Risco de câncer cai à metade com 30 minutos de exercícios ao dia, diz estudo27/7/2009Correr, nadar, pedalar ou jogar bola por pelo menos 30 minutos ao dia não só previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como reduz à metade o risco de câncer, segundo um estudo publicado hoje pelo "British Journal of Sports Medicine". A pesquisa indica que, quando uma pessoa pratica esportes de média ou alta intensidade, o consumo de oxigênio aumenta e ajuda o corpo a combater diversos tipos de doença, entre elas o câncer. Para chegar a essa conclusão, uma equipe de pesquisadores das universidades finlandesas de Kuopio e Oulu acompanhou por quase 17 anos os hábitos de vida de mais de 2,5 mil homens adeptos de práticas esportivas e que tinham de 42 a 61 anos de idade. Do total dos participantes do estudo, 181 morreram em decorrência de algum tipo de câncer. Os mais frequentes foram de pulmão, próstata, cérebro, na região gastrointestinal e nos nodos linfáticos. Ao longo da pesquisa, os cientistas estudaram os hábitos esportivos dos voluntários para determinar, em unidades metabólicas (MET), qual a quantidade de oxigênio consumida durante a prática de exercícios segundo a intensidade do mesmo. Ficou constatado, por exemplo, que a quantidade de oxigênio consumida numa caminhada normal, numa caminhada acelerada e durante o nado é de 4,2 MET, 10,1 MET e 5,4 MET, respectivamente. Em média, a quantidade de oxigênio consumida por todos os voluntários em seus exercícios era de 4,5 MET. Por dia, eles dedicavam 66 minutos a atividades físicas. No entanto, 27% deles sequer dedicavam meia hora de seu dia à prática de esportes. Com esses dados na mão, os pesquisadores concluíram que um aumento de 1,2 MET na quantidade de oxigênio consumida durante exercícios reduz os riscos de câncer, especialmente de pulmão e na região gastrointestinal. Durante o trabalho, os cientistas avaliaram outros fatores exógenos, como a idade, o consumo de álcool e tabaco, a alimentação e o índice de massa corpórea de cada um. Fonte: Portal Terra
Brasil Data:31/12/2009
Saiba mais sobre a Gripe A
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Gripe A é causada pelo vírus influenza A (H1N1) que não havia circulado antes entre seres humanos. Não há informações de pessoas que foram infectadas pelo vírus ao ter contato com porcos ou outros animais, e não se sabe qual a localidade de origem do vírus.
O influenza A da Gripe A já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.
No dia 11 de junho, a OMS anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.
Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto:
O que é a Gripe A?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A Gripe A tem cura?
Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?
A doença é transmitida de pessoa para pessoa como a gripe comum e pode ser contraída pela exposição a gotículas infectadas expelidas por tosse ou espirros, e também por contato com mãos e superfícies contaminadas.
Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a Gripe A também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
Infecção de Gripe A é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da Gripe A, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da Gripe A não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?
Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br
E quem chegou de viagem?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde o número de casos é elevado, como os EUA, o México, a Argentina ou o Chile, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a diferença entre a Gripe A e a gripe comum?
A Gripe A é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.
Como a infecção de humanos com Gripe A pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.
Existe vacina contra esta doença?
Grandes empresas farmacêuticas e órgãos de vários governos estão desenvolvendo vacinas contra o novo tipo de gripe, mas ainda não há comercialização do produto, ainda em fase de testes. As vacinas devem começar a ser vendidas no segundo semestre.
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos-- tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a Gripe A?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.
Trata-se de um novo tipo de Gripe A?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Corro risco de viajar aos países atingidos?
A OMS não recomenda restringir viagens por causa da pandemia de Gripe A. Segundo a organização, essa ação pode não ter efeito para impedir o vírus de continuar se espalhando, mas pode prejudicar bastante a comunidade global.
Em junho, o Ministério da Saúde do Brasl recomendou que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela Gripe A, entre eles a Argentina e o Chile.
A Secretaria de Saúde de São Paulo ampliou a recomendação para evitar viagens também ao México, Estados Unidos e Canadá.
No entanto, os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.
Como se previne estando nesses locais?
Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.
Como eu posso me prevenir da doença? Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
Qual o tempo de incubação?
Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?
Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.
Quais os grupos mais suscetíveis?
Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a Gripe A?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.
Onde posso obter mais informações sobre a Gripe A?
Na página do Ministério da Saúde na internet você encontra mais informações sobre a doença, métodos de prevenção, etc.
Gostaria de divulgar materiais com informações sobre a Gripe A em minha comunidade. Como posso obtê-los?
O Ministério da Saúde criou diversas peças publicitárias de apoio ao controle da epidemia da Influenza A H1N1. As peças produzidas têm uso específico e as recomendações de uso devem ser seguidas de acordo com as indicações. E faça o download do material adequado para você e sua comunidade.
Fonte: Ministério da Saúde e Jornal Folha de São Paulo, edição de 14 de julho de 2009.
abraços
Equipe Corpus